Acer está ficando mais verde, de acordo com GreenPeace

Acer 3811TZ
Acer 3811TZ

Os modelos 3810TZ  e 3811TZ foram designados para cuidar desse prêmio o qual garante energia eficiente em seus ions de bateria, além de ser recicláveis e biodegradáveis. Portanto merecedores de notas altas pela Greenpeace em amizade com o meio ambiente.
Já Acer diz que ao serem fábricados ficaram livres de PVC’s (polyvinyl chloride) e BFRs (brominated flame retardants). Como sabemos PVC é um plástico bastante barato e durável, por isso alvo de muitos fabricantes porém abominado pelo Greenpeace por não ser biodegradável, enquanto BFRs é quimicamente adicionado ao plástico para o protegerem de facil corrosão e mantê-lo quase não inflamável, porém isso foi acusado de prejudicar o meio ambiente também. Portanto com exceção dos cabos de alimentação, os modelos acima estão livres dessas substâncias tóxicas e já são muito bem recebidos pelas Ong’s Brasileiras.

Para fechar com chave de ouro, esses notebooks são da série timeline, portanto sua bateria fica em torno de 8 horas de duração, 40% a mais de energia que os notebooks comuns, além de serem feitas de materias recicláveis, Acer pretende reciclá-los no futuro. Acredito que nos EUA seria ótima idéia, pois são vistos diariamente notebooks velhos nos lixos, já aqui no Brasil qualquer carroça “vide brasília” é recauchutada com durepox e volta a ativa. O que nos interesse é a flexibilidade de alterarmos componentes internos, mais facilmente que o normal.

Acer prometeu em 2005 que eliminaria todos componetes tóxicos acima citados de todos seus notebooks, portanto acredito que foi uma demonstração tímida de interesse que ao menos ceder uma série, melhor do que nada. Ainda tem muito o que melhorar já que Greepeace concedeu nota 4,5 de 10 pontos por faltar com poder de reciclagem mais clara e iniciativas mais dispostas.

1 thought on “Acer está ficando mais verde, de acordo com GreenPeace

Deixe um comentário